domingo, 27 de maio de 2018

Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul




Muitas pessoas se perguntam sobre a participação das mulheres na maçonaria. Apesar de não muito divulgada em todas as lojas, as mulheres também podem integrar as atividades da entidade.  Assim como existe a inscrição dos homens para a Loja Maçônica, as mulheres podem participar da fraternidade feminina. Sempre vinculada a uma loja, a fraternidade, no entanto, possui ações e estatuto próprio e pode receber diversas mulheres para a sua contribuição.
A fraternidade feminina preza pela vinculação de mulheres dedicadas e alinhadas aos valores da maçonaria. Para entrar na associação, no entanto, é preciso passar por um processo seletivo de seus membros. Nessa postagem, saberemos mais sobre a fraternidade feminina e sobre como ingressar em uma delas para auxiliar e participar das atividades maçônicas.
O que é a Fraternidade Feminina?
A organização que instituiu a Fraternidade Feminina surgiu como um Item da Constituição do Grande Oriente do Brasil. A entidade também está registrada pelas leis Nº 030 de 1996 e Nº 0081 de 2005. A fraternidade feminina é uma associação paramaçônica, que possui caráter independente, tendo seu estatuto e ideário próprios. No entanto, a organização deve estar associada a uma Loja Maçônica da Federação.
Como participar da Fraternidade Feminina?
Para participar da Fraternidade Feminina é necessário receber o convite de algum membro da associação. Normalmente, as esposas e demais familiares de algum maçom possuem mais chances de ser convidadas a participarem da fraternidade. Ainda assim, amigas e demais mulheres próximas dos maçons e da loja também podem vir a participar da fraternidade feminina.
Além da familiaridade com os membros da maçonaria, a mulher que deseja integrar a fraternidade feminina deve estar de acordo com os valores pregados pela entidade mediante o estatuto estabelecido. A fraternidade feminina valoriza os princípios básicos da sociedade, como a família e o trabalho, e, também, a participação das mulheres nas atividades da comunidade.
Uma vez participantes, devem estar atuantes nas atividades estabelecidas pela associação e de acordo com o estatuto da fraternidade. Apesar de cada loja maçônica ter suas atividades, os princípios das fraternidades costumam ser compartilhados e são trabalhados nas ações da entidade. Assim como na loja maçônica, a Fraternidade Feminina também possui entidades a nível nacional, estadual, regional e local.
Quais são os princípios da Fraternidade Feminina?
Cada fraternidade pode estabelecer suas linhas de ação, porém a maior parte delas está baseada em valores de estímulo à família, ao patriotismo e à honestidade, por meio do cumprimento das leis soberanas. A associação também prega pela valorização do trabalho como forma de dignificar o homem e a liberdade de expressão, baseada na tolerância aos ideais alheios.
Como fraternidade feminina, também faz parte dos princípios defendidos pela associação a defesa dos direitos das mulheres na sociedade.
Qual é a composição da Fraternidade Feminina?
A Fraternidade Feminina local é composta por estruturas semelhantes à da Loja Maçônica. Toda Fraternidade feminina possui uma diretoria executiva,  formada por presidente, vice-presidente, secretária, tesoureira e diretoras. A associação também deve contar com um conselho fiscal, um conselho consultivo e a assembleia geral.
Fonte: GOB

Nenhum comentário:

Postar um comentário